Fakenews

Fakenews coloca em risco o futuro das redes sociais e empregos pelo mundo

Fakenews coloca em risco o futuro das redes sociais pelo mundo, e com isso pode impactar a vida de pessoas que trabalham nestas grandes empresas.

A noticia falsa ( Fakenews), termo usado para caracterizar uma veiculação de informação falsa ou distorcida, pratica muito usada por muitos internautas. A mesma se tornou o maior desafio de sobrevivência das redes sociais, entenda a seguir.

Do mesmo modo com a expansão das redes sociais, e fácil acesso á elas pela população, a internet deu voz a muitas pessoas que antes não tinha o poder de alcançar um publico tão expressivo.  Junto a isso veio também a grande preocupação. Como assegurar que as pessoas só compartilhem informações com caráter de notícia, apenas quando for realmente verdade.

Portanto a verdade é que as redes não tem como controlar isso, apesar de algumas gigantes como a Meta, dona do Facebook e Instagram afirmar que esta investindo alto no combate a desinformação.

Fakenews coloca em risco o entendimento sobre fato e opinião

A pior parte da fakenews nas redes sociais é que muitas pessoas não conseguem distinguir fato de opinião. Onde fato é o que realmente aconteceu, existe provas de que aquilo é verdade. Por outro lado por exemplo, a opinião é quando uma pessoa comum, um jornalista ou apresentador opina sobre tal fato. O que não torna a opinião dele como a verdade em si, e sim apenas um ponto de vista.

Risco para empregos sobrevivências das empresas

Fakenews coloca em risco o futuro de grandes empresas. No mundo das redes sociais e empresa de comunicação, a principal fonte de entrada de dinheiro é a publicidade. Por isso com alto índices de conteúdo duvidoso, informações distorcidas  ou nitidamente falsa. Tudo isso faz com que a empresa perca sua credibilidade, e em decorrência disso perde-se também o interesse das grandes empresas em anunciar suas marcas nestas plataformas.

Em razões desta fuga de capital, fica difícil manter as plataformas operando em larga escala, e com grande numero de pessoas trabalhando.  O que acarreta em fechamento de escritórios e demissões.

Recentemente uma das maiores empresas de redes sociais, a empresa Meta fez o maior numero de demissões desde a sua criação. Portanto, mais de 11 mil funcionários que perderam o emprego em todo mundo. Inclusive afetou o Brasil, onde pessoas também perderam seus empregos.

Vale lembrar que as demissões em massa da empresa Meta não foram justificadas por prejuízos causados por fakenews, porem sabemos que se a credibilidade cai, também cai junto a renda da empresa.

Fakenews coloca em risco o futuro
Foto: Redação

O site Checando Fatos, vai em busca de informações para checar a veracidade das notícias, e nosso papel é fazer a internet um lugar limpo e saudável. Nos acreditamos que juntos pela verdade podemos construir um mundo melhor. E não vamos parar até que o Brasil seja um país livre de fakenews. Por isso se gostou de nossas postagens, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *